Orientações Cálculo Renal

Orientações para evitar recidiva de litíase renal (cálculo renal)

  1. Aumentar a ingesta hídrica – o minimo de 30ml/Kg de peso dia deve ser encorajado. Ex. 70kg > 2100ml/dia;
     

  2. Evitar ingesta excessiva de proteinas – o máximo de 2g/Kg/dia. Ex. 70kg > 140g de proteina/dia. Obs se houver aumento da ingesta, deve haver aumento proporcional de liquido (2L de liquido para cada 80g de proteina excedida);
     

  3. Ingestão normal de cálcio - Consuma de 4 a 5 porções de leite ou seus derivados Inúmeros estudos já comprovaram que pacientes com cálculo não precisam fazer dieta pobre em cálcio, como antigamente se falava. Pelo contrário, quem ingere quantidades baixas de cálcio tem maior predisposição a formar pedras. É lógico que o excesso de cálcio também não é bom, portanto evite tomar suplementos de cálcio sem necessidade. O corpo humano necessita uma ingestão diária de 1 g de cálcio. Cada copo de leite (200 mL) tem aproximadamente 200 mg de cálcio, então para suprir a necessidade diária, são necessários 5 copos de leite por dia! Você pode substituir o leite por derivados como queijo branco com pouco sal, ricota, iogurtes, coalhadas, o importante é que no fim do dia você tenha consumido de 4-5 porções desses alimentos. Coma com moderação: café, bebidas achocolatadas, chá preto, mate ou verde, chocolate, espinafre, nozes, amendoim, mariscos e frutos do mar. Esses alimentos são ricos em oxalato, substância que favorece a formação de cálculos quando em excesso. Pessoas que possuem predisposição a absorver mais oxalato no intestino (portadores de Doença de Crohn, Doença Celíaca, Pancreatite Crônica, Síndrome do Intestino Curto) devem seguir mais essa orientação.
     

  4. Ingestão normal de cálcio - Consuma de 4 a 5 porções de leite ou seus derivados inúmeros estudos já comprovaram que pacientes com cálculo não precisam fazer dieta pobre em cálcio, como antigamente se falava. Pelo contrário, quem ingere quantidades baixas de cálcio tem maior predisposição a formar pedras. É lógico que o excesso de cálcio também não é bom, portanto evite tomar suplementos de cálcio sem necessidade. O corpo humano necessita uma ingestão diária de 1 g de cálcio. Cada copo de leite (200 mL) tem aproximadamente 200 mg de cálcio, então para suprir a necessidade diária, são necessários 5 copos de leite por dia! Você pode substituir o leite por derivados como queijo branco com pouco sal, ricota, iogurtes, coalhadas, o importante é que no fim do dia você tenha consumido de 4-5 porções desses alimentos.