Epídidimos, Ductos Deferentes

Epídidimos e Ductos Deferentes

Principais alterações:

         O epidídimo é um pequeno ducto que coleta e armazena os  espermatozoides produzidos pelo testículo. Localiza-se atrás do testículo, no saco escrotal e desemboca na base do  ducto deferente  o canal que conduz os espermatozoides  até a próstata.O epidídimo é tão longo como o testículo, em forma de "C" achatado, junto a um dos lados do testículo. Depois de ter sido armazenado no epidídimo, o esperma avança através do canal deferente até a próstata, onde se mistura com o sêmen originário das  vesículas seminais, movendo-se pela próstata até a uretra durante a ejaculação.

 

  • Vasectomia:

 

       A vasectomia é um método contraceptivo definitivo.


    Dentre os métodos irreversíveis, temos a ligadura de Trompas, nas mulheres e a Vasectomia, nos homens, sendo que a Vasectomia é um método minimamente invasivo, uma cirurgia ambulatorial, podendo ser feita sob Anestesia local ou com sedação Anestésica.


   Após três meses da cirurgia ou 20 ejaculações, o paciente realizará um exame de espermograma para confirmar o sucesso da cirurgia. Durante o procedimento, o Médico Urologista faz a ligadura dos canais deferentes, que levam os espermatozoides dos testículos até as vesículas seminais. Com essa interrupção da passagem dos espermatozoides, o paciente continuará a ter uma vida sexual normal, com ereções normais e inclusive saída de esperma, porém, sem espermatozóides.


      De acordo com a lei, este procedimento só pode ser realizado 60 dias após a assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido.